Doping

Publicado  segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Existem vários tipos de doping, mas aqui estudaremos os seguintes:
  

Esteróides anabolizantes São drogas semelhantes aos hormônios androgênicos (testosterona), aumentando o anabolismo celular (via oral, intravenosa e intramuscular). Assim, o uso de esteróides anabolizantes provoca o aumento da massa muscular e da resistência, aumento da agressividade e melhora momentânea da capacidade de treino.
A sua utilização é detectável no controle (exames) e produzem efeitos secundários, tais como danos no fígado na pele e nos sistemas cardiovasculares e endócrino, tumores e alterações de personalidade, redução do tamanho dos testículos e diminuição da produção de espermatozóides (homens), sintomas de masculinização, diminuição da função dos ovários e redução do período de menstruação (mulheres), redução precoce do crescimento (adolescentes), aumento das secreções sebáceas, acne e crescimento anormal de pêlos, tendinites, edemas, impotência e cancro na próstata.

Estimulantes – Este tipo de substâncias (via oral e nasal) atua no sistema nervoso central e podem dividir-se em estimulantes fracos (cafeína, teifilina) e estimulantes fortes (anfetaminas, cocaína e estricnina). As anfetaminas são as drogas mais frequentemente utilizadas produzindo os seguintes efeitos:
·         Redução da sensação de fadiga;
·         Aumento da competitividade e agressividade;
·         Aumento do fluxo sanguíneo.





Diuréticos – A introdução deste tipo de doping é normalmente via oral, sendo muito utilizados pelos atletas pois:
·         Provoca a redução rápida de peso, em esportes que envolvam categorias de peso, como no boxe, judô e no halterofilismo.
·         Redução da concentração de substâncias químicas na urina, de forma a iludir os testes.
Também é comum encontrar quem use laxantes para a redução de peso. 





Analgésico  Atua como analgésico para o tratamento de dores moderadas ou fortes, sendo representada pela morfina e os seus derivados. A maioria destes compostos tem efeitos secundários bastante sérios, incluindo problemas respiratórios.




Gravidez interrompida – Divulgada no fim dos anos 70, onde supostamente os países escondidos por traz da cortina de ferro (período da guerra fria), faziam com que as atletas ficassem grávidas aproximadamente 100 dias antes do período de competição, para que a carga hormonal feminina seja aumentada. Quando a semana de competição se aproximava ocorria o aborto e desta forma estas atletas teriam algum tipo de vantagem nas competições.



Sanguíneo (auto-hemotransfusão)  consiste num aumento no volume sanguíneo através de transfusão, com o objetivo de aumentar a capacidade de transporte de oxigênio. Normalmente o sangue usado na transfusão é do próprio atleta. Este tem como objetivo o aumento da concentração de hemoglobina. Os danos ocasionados neste tipo de dopagem são os problemas vasculares.

A Importância de uma boa Avaliação Física

Publicado  


Você já fez alguma avaliação física na sua academia, ou com o seu professor? Essa avaliação serviu para alguma coisa?
Se as respostas acima forem negativas, teremos um problema e sério, logo saberá por quê !


Para que serve uma avaliação física?
Para medir quantos centimetros você ganhou de braço, coxa, etc, ?
Se você pensa isso, está cometendo um erro médio...Rs.
Porque serve pra isso também, mas não é só para isso !


Vamos explicar agora o que é uma boa avaliação física e funcional.
O próprio nome já diz avaliar o físico e ver o seu funcionamento.


E para que servirá uma avaliação do físico e o meu orgânico?
O próprio nome já diz avaliar o físico e ver o seu funcionamento.


E para que servirá uma avaliãção  do físico e o meu orgânico?
Uma analise clinica  serve, para saber em que situação se encontra seu organismo ( doente ou sádio) e só em cima disso pode-se elaborar um planejamento, para que você tenha exceelntes resultados e principalmente, não corra riscos durante o exercício.


É a mesma coisa quando vamos há um bom médico, para ele diagnosticar o que você tem e se vai precisar de algum remédio ou não, ele pede exames, e só depois disso ele passa o que você deve fazer ou tomar.
A avaliação é a mesma coisa, uma analíse clínica, para saber o que você pode ou não fazer !


Com a avaliação, podemos detectar se o seu organismo está funcionamento bem, assim o corpo responderá bem ao exercício, e se o mesmo não está tão bem assim, temos que colocar ele nos padrões de normalidade ou próximo dele, para que você não corra nenhum risco.


O que deve ser analisado numa avaliação ?


Medidas - São essenciais, pois elas nos fornecem um dado muito importante, onde a gordura está mais acumulada ( coxa e mama, ou abdômen ) e qual a sua probalidade de desenvolver doenças da síndrome metabólica.

Estilo de vida - Se você é ou não, uma pessoa estressada e como é seu trabalho, etc,;

Hábitos alimentares - Como é sua alimentação, balanceada ou não, se ingere mais ou menos do que deveria;

Doenças familiares - Sabemos que temos uma herança hereditária e por isso podemos ou não, desenvolver algumas doenças com mais ou menos facilidade;

Risco Coronariano - Analisamos se você tem algum fator que possa contribuir para uma futura doença no coração espcificamente, nas coronárias ( que são as responsaveis por nutrir o próprio coração ), para isso analisamos também alguns exames laboratoriais como: colesterol, glicemia, entre outros;

Classificamos - em A1, A2, A3, B, C, para saber que tipo de exercício você pode fazer e em qual intensidade ideal.

% de gordura - Verificamos quantos % de gordura você tem no corpo, e onde está localizada, pois devemos que estar equilibrados em nossa composição corporal, para não desenvolvermos doenças metabólicas.
Média Fem. 25 % gordura e 75% massa muscular.
Média Masc. 15% gordura e 85% massa muscular.

Carência muscular - Se há carência de músculo, deixamos de gastar energia e assim acumulamos gordura com mais facilidade;

Sobrecarga Articular - Quanto as suas articulações sofrem, para carregar um corpo que não está bem equilibrado em sua compoção corporal.

Viu quanta coisa uma avaliação física nos diz...Isso que não colocamos tudo.

Índice de Massa Corporal

Publicado  terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que é Índice de Massa Corporal ?


O Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura da pessoa. O IMC é um indicador da gordura corporal. Apesar do IMC não medir a gordura diretamente, pesquisas mostram que ele se relaciona aos métodos de medição direta. O Índice de Massa Corporal pode ser considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de gordura corporal.




Como o Índice de Massa Corporal (IMC) é usado?


O IMC é usado como uma ferramenta para identificar possíveis problemas de peso para adulto. Entretanto, o IMC não é uma ferramenta de diagnóstico. Por exemplo, a pessoa pode ter um IMC alto, porém para determinar se o excesso de peso é um risco para a saúde o médico precisa fazer mais análises que podem incluir medição das dobras cutâneas, avaliação da dieta, atividade física, histórico familiar, etc.




Como Calcular o IMC?

Para calcular o IMC, você deve anotar seu peso em quilogramas (kg) e sua altura em metros (m), em seguida divida seu peso (kg) pela sua altura (m) elevada ao quadrado.

Vamos usar eu mesmo como exemplo:

93kg e a altura é de 1,82m. Você fará da seguinte forma:

Peso: 93Kg
Altura: 1,82m
IMC=? (Vamos descobrir)

Fórmula:

IMC = Peso ÷ Altura²
IMC = 93 ÷ 1,82²
IMC = 93 ÷ 3,31
IMC = 28

Usando esta fórmula portanto, descobrimos que uma pessoa com 1,82m de altura e 93kg de peso, terá um Índice de Massa Corporal (IMC) de 28.




OBS: Tabela com referência para adulto

Atividade

* Como podemos saber se estamos acima do peso?

* O que é o IMC?

* Como se calcula o IMC?

* Quais as implicações e riscos de ter um IMC abaixo do peso? E obeso?

* Qual o seu IMC?

Cuidados com a Mochila Escolar

Publicado  terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como é do conhecimento de todos as mochilas escolares podem e trazem vários problemas posturais, por este motivo estamos postando uma série de vídeos sobre o tema:

Desvios Posturais

Publicado  domingo, 6 de fevereiro de 2011