RAQUETEBOL

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011



RAQUETEBOL



O Raquetebol é um esporte semelhante ao squash, é jogado em uma superfície plana e em uma quadra totalmente fechada. Cada jogador (tem partidas individuais e de duplas) utiliza uma raquete de cabeça larga com empunhadura pequena para pegar e uma bola mediana de borracha contra a parede, no solo e no teto. O Raquetebol vai estar agora no Pan-Americano de Guadalajara.

História do Raquetebol

Apesar do Wikipedia nos dizer que o criador do Raquetebol foi Bob Kendler, essa é uma inverdade. O Raquetebol foi na verdade criado por John Sobek, um tenista profissional descontente com a qualidade dos adversários que encontrava em Connecticut, nos Estados Unidos. Todos eram incompatíveis com suas habilidades. Sobek fez modificações em sua raquete para permitir saques e rebatidas de curta distância, o que tornou possível a prática em locais fechados.
O Raquetebol tornou-se popular rapidamente, e em 1968 foi criada a IRA – International Racquetball Association, logo o esporte ganhou torneios com estruturas bem definidas e um conjunto de regras consistentes.
Já em 1980, o raquetebol se tornou um dos esportes mais seguidos em toda a América do Noirte. O primeiro campeonato mundial de Raquetebol ocorreu em 1981, inaugurando uma nova era e prestígio para o esporte.
Desde então o Raquetebol vem evoluindo, e já está em todos os continentes, sendo praticado em cerca de 91 países diferentes.

raquetebol esporte Raquetebol   História, Regras e Como JogarO Raquetebol

O raquetebol tem o mesmo preceito do squash: há uma quadra retangular, com um paredão e o objetivo e jogar uma bola fora do alcance do adversário, utilizando-se uma raquete. As diferenças estão das dimensões da quadra, raquete e bolinha, que quica muito mais alto no caso do raquetebol. No squash, ela praticamente não pinga, uma comparação que poderia ser feita utilizando uma bola de futebol e outra de futsal.
As diferenças, contudo, não param por aí. Mais disseminado na sociedade brasileira e com academias e quadras em maior número, o squash tem confederação e filiação ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Mais embrionário, o raquetebol ainda não possui representação no comitê e se arrasta com uma entidade independente, chamada ABR (Associação Brasileira de Raquetebol) e que tem Pedro Santos como presidente.

Como jogar

O Raquetebol é disputado em uma quadra fechada, que respeita os critérios estabelecidos pelas federações que organizam as competições. Há especificações até para as luvas protetoras que os atletas usam. Óculos protetores são obrigatórios. Os jogadores têm que projetar a bola contra uma parede e evitar que ela, ao retornar, toque duas vezes o chão.
raquetebol Raquetebol   História, Regras e Como Jogar
raquete raquetebol Raquetebol   História, Regras e Como JogarO raquetebol pode ser disputado por dois ou quatro jogadores, que têm que atirar a bola contra a pareder, usando uma raquete. Como no tênis, a partida é dividida em sets; quem vencer dois seguidos, é declarado o vencedor. Em caso de empate, um terceiro set determina o triunfo de uma das equipes.

Regras

O Raquetebol é jogado por dois ou quatro jogadores. Quando é jogado por dois, é chamado Simples e quando o é por quatro , Duplas. Uma variação não jogada em torneios, onde participam três jogadores, é chamada Triplo…
Para ler as Regras do Raquetebol na íntegra acesse:http://raquetebolbrasil.vilabol.uol.com.br/regra.html

0 comentários: