Tiro Esportivo
A competição de tiro remete ao advento da pólvora, criação chinesa durante a Idade Média. Foram os árabes que a levaram ao solo europeu.
Os primeiros torneios de tiro ao alvo com armas de fogo surgiram apenas no século XIX, com competições na Suécia, logo se alastrando para o restante da Europa.
Uma das entidades mais importantes no desenvolvimento do esporte foi a National Rifle Association, dos Estados Unidos, fundada em 1871. Posteriormente foi criada a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF), que hoje possui 154 países filiados.
O Tiro está presente como esporte oficial em Olimpíadas desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896, em Atenas, ficando fora apenas das edições de 1904, em St. Louis, nos Estados Unidos, e em 1928, em Amsterdã, na Holanda.
A Europa é o principal continente no mundo do Tiro Esportivo, com países fortíssimos em todas as quatro modalidades, como Suíça, França, Dinamarca, Noruega e Holanda. Fora do continente, os Estados Unidos são os principais adversários.
Fonte: tirocerto.homestead.com
MODALIDADES DO TIRO ESPORTIVO
ALVO MÓVEL
Modalidade disputada apenas por homens. Os competidores usam carabinas de gás carbônico ou ar comprimido com luneta no calibre 4,5 mm.
Ficha Técnica
São disparados 30 tiros na velocidade lenta em que o alvo móvel se desloca num espaço visível de 2 metros visível para o atirador num tempo de 5 segundos e 30 tiros na velocidade rápida, com tempo de deslocamento de 2,5 segundos.
Na final olímpica os oito melhores classificados disparam mais 10 tiros na velocidade rápida. O resultado final da competição é a soma dos pontos da fase classificatória com os pontos da final olímpica.
CARABINA DEITADO
Modalidade disputada só por homens onde são usadas carabinas calibre .22 LR.
Ficha Técnica
A fase classificatória e disputada com 60 tiros no tempo de 1 hora e 30 minutos.
PISTOLA DE AR
Modalidade disputada por homens e mulheres.
Ficha Técnica
SKEET
Modalidade disputada por homens e mulheres.
FICHA TÉCNICA
Na fase classificatória, os homens dão tiros sobre cinco séries de 25 pratos, e as mulheres sobre três séries de 25 pratos.
Na final olímpica os seis melhores classificados, homens ou mulheres, disparam sobre uma série de 25 pratos.
CARABINA 3 POSIÇÕES
São disputadas modalidades separadas para homens e mulheres. Os homens usam carabinas chamadas "livres" com até 8 kg e as mulheres carabinas standard com peso de até 5,5 kg. Ambas as modalidades no calibre .22 LR.
Ficha Técnica
Homens: 40 tiros em cada posição (deitado, pé e ajoelhado), no tempo de 1 hora para posição deitado, 1 hora e 30 minutos para posição de pé e 1 hora e 15 minutos na posição ajoelhado.
Mulheres: 20 tiros em cada posição (deitado, pé e ajoelhado), no tempo total de 2 horas e 30 minutos.
Na final olímpica os oito melhores classificados, homens ou mulheres, disparam mais 10 tiros num tempo de 75 segundos por tiro, na posição de pé. O resultado final da competição é a soma dos pontos da fase classificatória com os pontos da final olímpica.
FOSSA DUBLÊ
Modalidade disputada por homens e mulheres.
FICHA TÉCNICA
Na fase classificatória, os homens dão tiros sobre três séries de 50 pratos, e as mulheres sobre três séries de 40 pratos.
Na final olímpica os seis melhores classificados, homens ou mulheres, disparam sobre uma série de 50 e 40 pratos respectivamente.
PISTOLA LIVRE
Modalidade disputada apenas por homens.
Ficha Técnica
São disparados 60 tiros em 2 horas
TIRO RÁPIDO
Modalidade disputada apenas por homens.
Ficha Técnica
É disputado sobre alvo móvel que gira permanecendo exposto para o atirador em 4 séries de 8 segundos, 4 séries de 6 segundos e 4 séries de 4 segundos. Cada série de 5 tiros é dada em cinco alvos diferentes.
Na final olímpica os oito melhores classificados disparam 2 séries de 5 tiros no tempo de 4 segundos cada. O resultado final da competição é a soma dos pontos da fase classificatória com os pontos da final olímpica.
CARABINA DE AR
Modalidade disputada por homens e mulheres. Os competidores usam carabinas de gás carbônico ou ar comprimido no calibre 4,5 mm.
Ficha Técnica
Os homens disparam 60 tiros em 1 hora e 45 minutos e as mulheres 40 tiros em 1 hora e 15 minutos.
FOSSA OLÍMPICA
Modalidade disputada por homens e mulheres
Ficha Técnica
Na fase classificatória, os homens dão tiros sobre cinco séries de 25 pratos, e as mulheres sobre três séries de 25 pratos.
Na final olímpica os seis melhores classificados, homens ou mulheres, disparam sobre uma série de 25 pratos.
PISTOLA SPORT
Disputada apenas por mulheres.
FICHA TÉCNICA
A fase classificatória consiste em 60 tiros: 30 tiros de precisão e 30 tiros rápidos.
A precisão é disputada em 6 séries de 5 tiros em 6 minutos cada.
O tiro rápido é disputado sobre alvo móvel que gira se apresentando para a atiradora, permanecendo exposto por 3 segundos e oculto durante 7 segundos. Esta fase consiste em 6 séries de 5 tiros cada.
Na final olímpica as oito melhores classificadas disparam 2 séries de tiro rápido. O resultado final da competição é a soma dos pontos da fase classificatória com os pontos da final olímpica.
Fonte: www.cbte.org.br
0 comentários:
Postar um comentário