ESQUI - AQUÁTICO

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Esqui Aquático



esqui aquático não é nem será um esporte popular, uma vez que depende de equipamentos muito caros para ser disputado. O norte-americano Ralph Samuelson é considerado o inventor desta que é uma das mais exclusivas modalidades esportivas. Inspirado no esporte praticado na neve, ele fez as primeiras tentativas em 1922, percorrendo um lago do estado norte-americano de Minnesota usando esquis alpinos. Mais tarde conseguiu desenvolver equipamentos próprios para equiar na água. Em 1925, Samuelson realizou o primeiro salto sobre uma rampa. A invenção foi patenteada por Fred Waller no mesmo ano.
Não demorou para que o esporte se tornasse um sucesso nos Estados Unidos a partir da década de 30, quando diversas competições foram registradas. A novidade cruzou as fronteiras e levou à criação da União Internacional de Esqui em 1946 na Suíça, entidade esta que posteriormente se transformaria na Federação Internacional de Esqui Aquático.
Apesar de ser um esporte bastante praticado em todo o mundo, com campeonatos mundiais disputados desde 1949, o esqui aquático ainda não é uma modalidade olímpica. Teve uma única participação, em 1972, em Munique, como exporte-exibição.
Os Estados Unidos são a grande força da modalidade. Nas Américas, disputa com o Canadá a hegemonia da modalidade. São filiados à Federação Internacional de Esqui Aquático 85 países.

O esqui aquático no Pan

Nos Jogos Pan-Americanos, o esqui aquático é disputado desde Mar del Plata 1995. Nas últimas três edições, norte-americanos e canadenses monopolizaram a disputa por medalhas. Os Estados Unidos lideram com um total de 22 pódios. O Canadá segue logo atrás, com 18. Em número de medalhas de ouro, porém, os dois estão empatados, com quatro para cada lado.
Além de EUA e Canadá, apenas Argentina, México e Colômbia ganharam medalhas nas três edições dos Jogos Pan-Americanos. Argentinos e mexicanos estão empatados, com uma prata e cinco bronzes, enquanto os colombianos conquistaram apenas um bronze. O Brasil nunca conseguiu uma medalha.
Fonte: br.esportes.yahoo.com

Modalidades

Embora alguns países reconheçam as provas de sola, o esqui de velocidade e o free style (acrobacias de rampa) em competição, há apenas três categorias aceitas em todo o mundo.

Slalom

Esqui único, que permite maior desenvolvimento dentro da água. Num campeonato, o que conta numa prova de slalom é o número de vezes que o esquiador consegue fazer a pista. Ela tem 259 metros, ao longo dos quais são colocadas seis bolas (a uma distância de onze metros e meio do centro), em lados alternados. A lancha passa pelo meio da pista e o esquiador deve cruzá-la várias vezes para contornas as bolas.
A prova começa com uma velocidade de 28 milhas por hora para homens e 26 milhas para mulheres. A medida que o esquiador completa as voltas, a velocidade aumenta até 36 milhas (34 para mulheres). Em seguida, a corda vai sendo encurtada para dificultar as manobras. A prova termina quando o esquiador comete a primeira falha: cai ou deixa de contornar uma bola.

Rampa

O que determina o vencedor é a distância do salto. Para medir, são colocados três postos de observação, perpendiculares ao deslocamento do esquiador. Em cada posto, dois juízes observam o ponto onde o esquiador entra em contao com a água. A distância é calculada com a ajuda de transfe ridores especiais. O número (em metros) obtido por um juíz é checado pelos outros cinco. Para os homens, a altura da rampa é de 1,65 metro a 1,80 metro e, para as mulheres, varia entre 1,50 metro e 1,65 metro.

GLOSSÁRIO

A

Água lisa - Diz-se quando o local oferece as condições ideais para a prática do esporte.

B

Banana – Esqui sem quilha usado para a prática do truque.
Bóias – Demarcadores colocados na pista, aos quais o competidor terá que ultrapassar.

C

Corda – prende o esquiador ao barco. Quanto mais curta, mais alta é a dificuldade do competidor.

P

Passada – Ocorre quando o esquiador faz o percurso completo no slalom.

R

Reride - Quando variações de velocidade do barco interferem na prova, o esquiador tem o direito a um “reride”, que significa refazer o percurso.
Rampa – Aparelho usado na modalidade de saltos. Deve ser feita de material resistente, com inclinação entre 1,65m a 1,80m, para homens, e entre 1,50m e 1,65m, para as mulheres.

S

Slalom – Modalidade na qual o esquiador percorre uma pista demarcada por bóias. Vence quem percorrer o maior número de vezes o percurso.
Ski-boat – Nome dado ao barco usado para puxar o esquiador.
Sola – Modalidade na qual o esquiador desliza com as solas dos pés.
Salto – Modalidade na qual o competidor salta ao passar por uma rampa.

T

Trajetória – Distância percorrida pelo esquiador, após o salto com rampa.
Truque – Modalidade na qual o esquiador realiza diversas evoluções e manobras.
Travada – Recurso usado pelo esquiador para adquirir velocidade.

W

Wakeboard – Modalidade que utiliza esquis semelhantes a uma prancha de snowboard.
Fonte: br.esportes.yahoo.com

0 comentários: