CANOAGEM

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011



Canoagem









CONSIDERAÇÕES GERAIS

Os termos "canoa" e "caiaque" são duas palavras etimologicamente diferentes e que designam embarcações distintas tanto na origem quanto na forma. Entretanto, o uso destas palavras tem sido feito, algumas vezes, sem distinção, pois em águas brancas (corredeiras) as duas embarcações se tornam bastante parecidas e apenas a existência de um assento comprova que se trata mesmo de um caiaque.
As associações de canoagem de outros países adotam normalmente uma denominação em torno da palavra "canoa", como são os casos, por exemplo da "British Canoe Union" e da Deutscher Kanu Verband", embora, o caiaque seja usado igualmente. No Brasil a maioria das associações utilizam "canoagem" nos seus nomes, aí incluindo-se também a Confederação Brasileira de Canoagem. Já o praticante do esporte é o canoísta (nas primeiras edições do Aurélio não apareciam canoagem e canoísta), tanto para o caiaque como para a canoa.
Uma rápida sondagem etimológica faz suspeitar da complexidade das origens: o substantivo canoa é de origem caribenha (do aruaque), enquanto que caiaque é de origem esquimó (kajak).
Já no século XVI historiadores registravam a utilização de canoas na América do Norte, utilizando madeira e peles, embarcações leves e rápidas , próprias para enfrentar os rios canadenses, repletos de corredeiras. No início deste século um canadense introduziu a canoagem na Europa, enquanto que, no Canadá, já tomava um cunho esportivo. Enquanto que a canoa era utilizada por indígenas no interior do continente, o caiaque era usado pelos esquimós para pescar e transportá-los entre dois pontos da costa. Esses caiaques eram formados por uma estrutura de madeira, revestida com pele de foca e calafetada com a gordura das articulações daqueles animais. Hoje os modernos caiaques e canoas são construídos em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, em sua maioria, ou mesmo em resina epóxi com kevlar ou fibra de carbono, e ainda plástico injetado ou rotomoldado - polietileno.

Canoagem
Canoagem é um desporto náutico, praticado com canoa ou caiaque (kayak),sendo modalidade Olimpica desde 1936.

Modalidades

Existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade e por fim a Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas.

Canoagem Velocidade

A Canoagem Velocidade é a disciplina mais conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normalmente em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nas canoas apenas competem os homens. A partir de 2007 a Federação Internacional de Canoagem reconhecerá a pratica da mulher na Canoa. O continente americano é pioneiro nessa modalidade.
Nos Jogos Olímpicos, realizam-se competições nas distâncias de 500 e 1000 metros. Em campeonatos mundiais e campeonatos continentais além das distâncias olímpicas realizam-se ainda competições de 200 metros. A modalidade é praticada em embarcações de 1, 2 ou 4 pessoas. Sendo praticada em Caiaque denomina-se de K1, K2 e K4 conforme o número de tripulantes da embarcação, sendo em Canoa denomina-se de C1, C2 e C4 respectivamente.

Canoagem Slalom

Modalidade olímpica desde 1992, a Canoagem Slalom é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros, definidos por portas, que o canoísta deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível.
Pelas regras da modalidade, os canoístas devem passar por 18 a 25 “portas”, penduradas por arames suspensos, seguindo a sequência numérica e o sentido indicado nelas – a favor ou contra a correnteza. O percurso deve ser percorrido duas vezes (com a soma dos tempos) e penalidades equivalem a um determinado número de pontos.
Cada ponto é igual a um segundo de acréscimo no tempo final. Tocar com o corpo, a embarcação ou o remo numa das balizas da porta ultrapassada, por exemplo, equivale a uma penalidade de dois pontos. Irregularidades mais graves como puxar a “porta” intencionalmente, cruzar a “porta” na direcção inversa, deixar de passar por uma “porta” ou ultrapassar uma “porta” de cabeça para baixo são punidas com 50 pontos, o que significa um acréscimo de 50 segundos no tempo final. Vence quem fizer o percurso em menos tempo, incluindo todas as penalidades.
Nas Olimpíadas, a modalidade é disputada nas categorias K1 (M/F), C1 e C2. Nos Campeonatos Mundiais, existem provas disputadas por equipe, com três barcos de cada categoria. Veja as características dos barcos da Canoagem Slalom:
K1 - Caiaque para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima 0,60 m. Peso mínimo: 9 kg. C1 - Canoa para uma pessoa. Comprimento mínimo: 3,50 m. Largura mínima 0,65 m. Peso mínimo: 10 kg. C2 - Canoa para duas pessoas. Comprimento mínimo: 4,10 m. Largura mínima 0,75 m. Peso mínimo: 15 kg.

Freestyle/ Rodéu

O Freestyle é uma das mais recentes variantes da canoagem. Foi oficialmente reconhecida pela Federação internacional de Canoagem em Outubro de 2004. O objectivo da competição de Freestyle é realizar num determinado tempo várias manobras com a embarcação numa onda de rio, e obter uma pontuação com base na quantidade de movimentos e variedade de figuras conforme uma tabela preestabelecida.
Caiaque-Pólo
O Caiaque-pólo é uma disciplina de canoagem que se disputa numa área de jogo de 40 por 20 metros, delimitada em piscinas, rios ou lagos, e cujo objectivo consiste na marcação do maior número de golos na baliza adversária, que tem com um por 1,5 metros e está suspensa a dois metros da superfície da água.
Os encontros têm duas partes de 10 minutos e são disputados por duas equipas de cinco elementos (três suplentes com substituições ilimitadas), podendo a bola ser jogada com a mão ou a pagaia.

Canoagem Maratona

A Canoagem Maratona disputa-se com as mesmas embarcações da Canoagem Velocidade, apenas diferindo no facto de serem mais leves. As competições realizam-se em distâncias superiores a 15 km. Durante a competição, os atletas são obrigados a realizar um ou mais percursos em terra correndo com a embarcação na mão, percurso durante o qual aproveitam para se alimentar e hidratar.

INÍCIO DA CANOAGEM NO BRASIL

Na sua concepção moderna, a canoagem brasileira foi iniciada nos 70, porém, na cidade de Estrela - RS, nosso esporte já vem sendo praticado desde 1943. Em 1941, José Wingen, alemão, nascido em 1915, que residiu em Porto Alegre, muda para Estrela e, ao conhecer o Rio Taquari, recorda-se da sua mocidade quando, na Alemanha, entre 1930 e 1931, competia pelo Kanu Club, e constrói então o primeiro caiaque da região. Foi o início da fábrica de "regatas", nome dado ao caiaque na região, tal o interesse que despertou na comunidade local.
I nfelizmente a falta de um clube e, posteriormente, o advento da represa de Bom Retiro foram, na opinião de José Wingen, as principais causas da descontinuidade da canoagem.
Em 1988 havia apenas 4 associações vinculadas à CBCa. Em 1997 são 60 clubes e associações em 10 Estados da Federação.

0 comentários: