BADMINTON

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Badminton teve sua origem na antigüidade, mais ou menos dois mil anos na Grécia. Lá existia um jogo chamado "Tamborete e Peteca" (Battledore and Shuttlecock) que era jogado por adultos e crianças. O jogo tinha como objetivo rebater uma peteca com tacos, não deixando que a peteca caísse no chão.
História do Badminton
Na Índia o Badminton moderno nasceu, foi batizado de "Poona". Alguns oficiais ingleses de passagem pelo país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. Camponeses passaram a jogar "Poona" na Inglaterra medieval. No século 17 o "Poona" já havia se espalhado pelo continente europeu. Foram encontrados algumas evidências de que o "Poona" também era jogado na América colonial. O "Poona" recebeu o nome de Badminton quando, em 1850, foi criada uma outra versão do esporte. O nome a nova da nova versão deve-se ao fato, de que foi criada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beauforts, em Gloucestershire, Inglaterra.
A Federação Internacional de Badminton (IBF), foi criada em 1934, com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Tem sua sede, em Gloucestershire. Como o passar dos anos vários países se tornaram membros, principalmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF.
O calendário do Badminton aprsenta seis grandes torneios promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals. Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, passará a ser disputado nos demais Jogod Pan-Americanos.
O Badminton apreceu pela priemria vez numa olimpiada, foi nos Jogos Olímpicos de 1974, em Munique, como um esporte de demonstração. Em Seul, 1988, o Badminton foi jogado como esporte de exibição. Já apartir de 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona o Comitê Olímpico promoveu o badminton a esporte ollimpíco. A popularidade do Badminton ficou evidene quando aproximadamente 1 bilhões de pessoas assistiram aos oito dias de competição pela televisão. Os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em 1992. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria masculina simples, de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina duplas. A Malásia levou o bronze na categoria masculina duplas. A partir dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições.

A História do Badminton

Foi na Índia que o badminton nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.
O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra.
Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire.
Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.
Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá.

O Badminton nas Olimpíadas

A primeira vez em que o badminton figurou numa olimpíada, foi nos Jogos Olímpicos de 1974, em Munique, como um esporte de demonstração. Em Seul, 1988, o badminton foi jogado como esporte de exibição.
O Comitê Olímpico reconheceu a magnitude do esporte, e promoveu o badminton, que a partir dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, passou a valer medalhas. A popularidade do esporte foi provada nesta ocasião, quando mais ou menos 1,1 bilhões de pessoas assistiram aos oito dias de competição na televisão.
Como era de se esperar, os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em jogo. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria masculina simples, de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina duplas. A Malásia levou o bronze na categoria masculina duplas. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições
Fonte: www.cybersports.com.br


Badminton

Pegue a Raquete e Divirta-se!

O badminton é um esporte popular nos países da Europa e Ásia, tais como Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Indonésia e China. Mais de 130 países pertencem à Federação Internacional de Badminton (IBF). O badminton se tornou um esporte olímpico ao ser introduzido nos Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona. Mais de um bilhão de pessoas assistiram à estréia olímpica do badminton na TV.
Badminton
Estudos científicos conduzidos pelo Departamento de Educação Física na Universidade de Baylor mostram o badminton como uma das melhores atividades de condicionamento. Em nível competitivo, ele requer explosão, muitas corridas e saltos, bons reflexos e boa coordenação entre mãos e olhos. A peteca (shuttle em inglês, não confundir com o "space shuttle" da NASA) pode sair da raquete em velocidades de até 180 milhas por hora durante os ralis de uma competição de alto nível. Com essa velocidade, mesmo o mais rápido serviço no tênis ou a mais potente rebatida no beisebol nas ligas principais parecerão uma imagem em câmera lenta.
Badminton
Um jogador de badminton pode correr mais de uma milha em uma única partida. Em um jogo típico de 45 minutos um jogador fará mais de 300 mudanças de direção de 90° ou mais. Em um único jogo, um jogador pode facilmente acertar centenas de rebatidas em velocidades duas vezes maiores do que as mais rápidas velocidades no tênis ou beisebol da liga principal. Mais de 100 batidas no jogo serão feitas com balanços de braço estendido. Há muito mais balanços do que no beisebol profissional.
Badminton
Um jogo de duplas é mais rápido e forte do que o jogo individual. No jogo de duplas, pode haver 15 batidas em apenas 20 segundos. Isso significa que, em um jogo típico de 45 minutos, os dois jogadores podem combinar um total de 2025 batidas, mais de 1000 para cada um. Supondo que 50% dessas batidas são cortadas de pancada forte, no final de cada jogo, cada jogador terá acertado mais de 500 batidas que podem superar 180 mph de velocidade.
O badminton como esporte profissional é jogado em uma quadra de 6,1 x 13,4 metros. A rede separa a quadra em duas áreas iguais. A peteca ou "bola" é feita de penas de asa de ganso. Ela tem 16 penas e pesa entre 4,74 e 5,50 gramas. A peteca é jogada, ou rebatida, com uma raquete. O peso e a forma da raquete podem variar. Entretanto, a moldura da raquete não pode exceder 680 milímetros de comprimento total e 230 mm de largura total.
Badminton
O badminton exige pelo menos duas pessoas para ser jogado. No entanto, como jogo de recreação, não há nada que impeça alguém de jogar com um número ímpar de pessoas ou até jogar sem a rede. Pelo fato de ser um dos esportes mais flexíveis, o badminton pode ser jogado em qualquer superfície relativamente plana e dura, tanto descoberta como coberta, sem perder os benefícios decorrentes dos exercícios.
Finalmente, caso você esteja apenas tentando matar o tempo livre ou tirar proveito dos benefícios de um dos melhores exercícios que já praticou, o badminton irá garantir que o tempo gasto valha a pena. Tal como em outros esportes ou jogos, a coisa mais importante no badminton é sair e se divertir. Pegue a Raquete e Divirta-se.
Fonte: www.seed.slb.com

0 comentários: