ESGRIMA

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011





 Esgrima


Esgrima
esgrima é a forma de luta com espadas. Embora sua origem mais remota chegue a dois milênios antes de Cristo, a esgrima só virou esporte de competição em 1874, quando surgiu a primeira escola americana de esgrima.
A modalidade tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates: espada, florete e sabre.
Os atletas competem em pistas de 14m de comprimento por 1,5m de largura e o objetivo é tocar o adversário sem ser tocado.
Em disputas classificatórias, ganha quem somar cinco toques ou ficar quatro minutos sem ser atingido. Nas eliminatórias, o número de toques sobe para 15 e o tempo, para nove minutos.
Através de fios e roupas especiais, os competidores estão ligados a um sistema eletrônico que conta cada toque.




História do Esgrima





No século XI eram realizados Torneios, a mais alta inspiração da cavalaria, a glória dos moços e o ânimo do espírito dos velhos.
Neste tempo, o Torneio era considerado um exercício de nobres, onde só os homens, representantes da nobreza poderiam participar.
Ele era a festa solene onde os cavaleiros mostravam sua agilidade e vigor nos jogos e combates corteses com armas brancas.
Eram divertimento em que os cavaleiros podiam dar provas de bravura mantendo, mesmo em tempos de paz, a evolução das artes de combates, entre elas, a Esgrima.
Com a descoberta da pólvora e o desenvolvimento das armas de fogo ( Canhões, Arcabuzes e Pistolas ) a vantagem das armaduras foi desaparecendo e só os "Grandes Senhores" continuavam usando-a, muito mais por tradição que por necessidade.
Atualmente realizam-se competições oficias em 6 modalidades:
Florete Feminino
Florete Masculino
Espada Feminina
Espada Masculina
Sabre masculino
Sabre feminino
As categorias competitivas dividem-se em:
Infantil (até 14 anos)
Cadete (até 17 anos)
Juvenil (até 20 anos)
Adulto (livre)
Master (acima de 50 anos).
Todos os anos realiza-se o Campeonato Mundial de Esgrima, com exceção dos anos Olímpicos.
A Esgrima participa deste grande evento desde os primeiros Jogos Olímpicos em 1896, em Atenas.
Nos Jogos Olímpicos de 1924 temos a primeira participação das mulheres.
Na sua maioria, os principais expoentes da Esgrima são dos países Europeus, Cuba, Canadá e China,.
No Brasil, esta modalidade está em amplo desenvolvimento com um histórico de atletas de talento e expressão, com especial destaque para a Equipe da Federação Paulista que constitui a grande maioria da Equipe Brasileira.
A Esgrima hoje, no cenário mundial, é um esporte altamente desenvolvido, onde tecnologia moderna e segurança são complementadas pelo treinamento físico e mental dos atletas que a praticam.
Fonte: www.esgrima.org.br
História da Esgrima
O surgimento da esgrima tem pelo menos, três mil anos.
Em um templo egípcio construído em 1170 a.C., mostravam alguns guerreiros semidespidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de proteção, o que mostrava que desde essa época já se praticava a esgrima.
A esgrima nessa época era muito mais que um simples esporte, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes.
Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público.
Na idade média, conforme se vê em filmes da TV e do cinema, a Esgrima consistia na utilização do sabre na ofensiva e de escudos na defensiva, tanto como forma de entretenimento, como para resolver contendas ou na guerra.
Com o advento da pólvora, houve uma diminuição acentuada no uso da esgrima para combate, dando-a dimensões de uma arte, um esporte.
Desde os primeiros jogos olímpicos da era moderna (1896) que a esgrima faz parte das modalidades olímpicas, sendo uma das quatro modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição.
A esgrima é também considerada por alguns como uma arte marcial. Para as necessidades do cinema, do teatro e do espectáculo em geral desenvolveu-se uma forma específica: A esgrima artística.
As disputas masculinas começaram nas olimpíadas com o florete e o sabre em 1896. A espada foi introduzida nas disputas masculinas na segunda edição dos Jogos Olímpicos, em 1900.
Em 1924 as mulheres começaram a participar dos jogos olímpicos, mas somente na modalidade de florete individual, e até 1992 as mulheres continuaram a jogar somente nessa modalidade. A partir de 1996 elas começaram a competir nas olimpíadas também modalidade da espada.
E a partir de 2004 elas começaram a competir nos jogos olímpicos com o sabre.

Material do Esgrima



COMO FUNCIONAM OS EQUIPAMENTOS DE ESGRIMA

A esgrima tem as seguintes armas:
Florete
Espada
Sabre

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

O equipamento de proteção para cada arma é o mesmo:
Jaqueta branca acolchoada de manga comprida: a jaqueta é justa e forrada de kevlar, com colarinho alto e uma dobra externa, fechando do lado oposto da mão armada. Normalmente vai até abaixo da virilha;
Protetor de axilas: fica sob o braço da jaqueta que maneja a arma;
Protetor de seios: sintético, usado sob a roupa ;
Luva branca: a luva cobre cerca da metade do antebraço com proteção extra no dorso da mão que manuseia a arma para protegê-la. A outra mão não necessita usá-la;
Máscara de tela metálica: a máscara protege a cabeça. O rosto e possui uma aba acolchoada que cobre o pescoço. A máscara pode suportar até 1600 newtons de pressão, de acordo com a sua especificação;
Calças brancas: com meiões brancos ou calças até a altura do tornozelo;
Calçados para esgrima: os calçados oferecem suporte extra dentro da sola (opcional).
Material do Esgrima
O equipamento para um competidor: jaqueta, máscara, luva, florete elétrico e fio de corpo

COMPETIÇÃO

Os esgrimistas competem em espaço retangular que mede entre 1, 50 a 2,00 de largura por 14,00 de comprimento e mais 2,00 de recuo de cada lado final, popularmente chamada de pista. Cada esgrimista tem um fio ligado a ele, conectado a uma enroladeira em cada lado da pista.
Cada fio é parte de uma enroladeira e está conectado ao marcador de pontos. O aparelho, por sua vez, fica sobre uma mesa na parte externa da metade da pista, junto aos mesários que anotam os pontos. O aparelho tem quatro luzes (1 branca e 1 colorida para cada esgrimista).
Do outro lado da pista está o árbitro. Ele verifica se todo o equipamento está especificado, supervisiona o combate, inicia e pára a ação, dá a frase de armas da ação, marca pontos e penaliza as faltas.
A partida de esgrima dura o total estipulado pelo tipo de campeonato, e é disputada até um competidor marcar os pontos necessários ou até o tempo acabar. Em caso de empate, a jogada continua até o desempate acontecer. Abaixo desenho da pista.
Material do Esgrima
A - Mesário e Aparelho C - Linha de Centro G - Linha de Início de Combate E - Fim da Pista R - Recuo

FLORETE

Mede cerca de 88,9 cm de comprimento e pesa menos que 45 kg. É uma arma de pontos, significando que apenas a ponta da lâmina pode marcar um toque válido. A área de ataque para o florete é o torso (a área coberta pela jaqueta metálica), e não inclui a máscara nem os braços. Qualquer toque efetuado fora da área válida (fora da jaqueta metálica) não é válido. O florete é também uma arma de "contra-ataque":
Um esgrimista faz um movimento de ataque, lançando a sua conta na direção do outro esgrimista numa distância possível para um golpe e antes do adversário. Ele se torna o atacante e dá precedência às suas ações (contra-ataque). A defesa deve cessar a ameaça bloqueando ou parando (retira o contra-ataque) antes que avance novamente;
Oavanço tem seu contra-ataque até que o atacante inicial defenda a si mesmo;
Ociclo continua até que o toque seja marcado;
Oponto é dado pelo árbitro que acompanha a rodada apenas em dois casos: se o toque atinge o alvo ou se o atacante faz o contra-ataque, pára e responde.

PONTUAÇÃO ELETRÔNICA

Para a pontuação eletrônica, o floretista deve ter uma vestimenta metálica no torso (jubeto), umflorete elétrico e um fio de corpo. O jubeto é usado sobre a jaqueta e cobre o alvo. O florete elétrico tem um botão na extremidade com três fios (A, B, C) que vão pela lâmina até o conector atrás do copo da arma: a parte redonda e prateada do florete que protege a mão. O fio de corpo conecta o florete e o jubeto até a enroladeira. Além disso, a extensão sobre a qual os esgrimistas estão é coberta por uma rede metálica chamada pista, que é aterrada.
Material do Esgrima
A ponta do florete elétrico e a conexão elétrica sob o copo são parte de um sistema de marcação eletrônica da esgrima. Note que o entorno da ponteira e o punho sâo "isolados"
Para o florete há um circuito elétrico fechado estabelecido pelo sistema, aberto quando é feito o toque (a ponteira do florete é acionada). Quando o toque acontece, uma campainha sinaliza e uma luz acende do lado do esgrimista que foi tocado. A ponteira deve ser pressionada a 0.5 newton de força ou superior.
Ele é testado antes do início do combate, colocando um peso de 500 gramas na ponta do florete de cada esgrimista para verificar se acende a luz no aparelho. O fio A do florete é conectado com o jubeto, o B é o "fio principal" e o fio C é corrente de retorno. A pista e o copo são eletricamente conectadas. Quando o florete (B) toca alguma coisa, as seguintes situações podem acontecer:
B toca a pista (chão) ou o copo do adversário: nada acontece, jogo continua;
B toca o jubeto do opositor (A): uma luz colorida acende indicando um toque em área válida;
B toca a parte fora do jubeto (não válida) do opositor (C): uma luz branca acende indicando um toque fora do alvo;
B toca a parte não-válida (C) e então toca a área válida do opositor (A) numa fração (1/20) de segundo: ambas as luzes acendem indicando que um acerto fora do alvo aconteceu antes de um acerto válido. Toque não válido.
Depois de parar o combate (comando de voz "auto"), o árbitro reconta a última série de movimentos (frase de armas), determina qual esgrimista tem a preferência da ação e destina o ponto. Normalmente, a luz acende em ambos jogadores (toques simultâneos). O árbitro deve organizar a ação, determinar se cada jogador tem o direito à preferência da ação e marca o ponto se o toque for em área válida.
No florete, nenhum ponto é dado se ambos os jogadores fazem toques válidos simultâneos. Uma vez que os pontos foram dados, o árbitro pede para que os esgrimistas voltem às posições iniciais e continua a ação. Se nenhum ponto foi dado (por exemplo, se houve um toque fora do alvo), o combate reinicia no local da pista onde a ação ocorreu.



0 comentários: