PENTATLO MODERNO

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011




PENTATLO MODERNO

A primeira aparição do esporte foi ainda na Antiguidade, por volta do ano 708 a.C., sob a influência dos soldados da cidade grega de Esparta – que o praticavam como forma de treinamento. Considerado a parte mais importante das Olimpíadas da era antiga, o pentatlo tinha quatro provas eliminatórias: corrida, salto em distância, arremesso do disco e salto em altura. Ao final, apenas dois competidores decidiam o título numa prova de luta. O vencedor era aclamado no território grego e cultuado como um semideus.
Porém, existe a lenda do jovem oficial francês da cavalaria do exército de Napoleão Bonaparte, que foi encarregado de entregar uma mensagem. Para cumprir seu objetivo, partiu a cavalo. Percorreu terrenos acidentados e atravessou linhas inimigas até seu animal ser morto numa batalha. Enfrentou seus adversários com uma arma de fogo e uma espada. Para completar a missão, atravessou um rio de forte correnteza e correu até entregar a mensagem ao destino.
Imaginando uma competição que conseguisse premiar o atleta mais completo, como se fazia no pentatlo dos Jogos Antigos – disputados há 2700 anos -, o barão Pierre de Coubertain decidiu incluir uma modalidade parecida nos Jogos da Era Moderna.
destaque pentatlo moderno A História do Pentatlo e Suas RegrasAprovado no Congresso do Comitê Olímpico Internacional, realizado em Budapeste, Hungria, um ano antes, o pentatlo estreou nas Olimpíadas de Estocolmo-1912, com a disputa das seguintes modalidades: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida.
Durante várias décadas, o esporte também foi utilizado como parte dos exames finais em numerosas academias militares da Europa. O pentatlo foi administrado diretamente pelo Comitê Olímpico Internacional até 1948, ano em que foi criada a União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM), fundada pelo sueco Gustaf Dyrssen, campeão olímpico da modalidade em 1920.
Em seu início, a Suécia reinou soberana na modalidade. Das oito primeiras edições, sete foram vencidas por representantes do país, com direito a um pódio totalmente formado por suecos em Estocolmo-1912, Antuérpia-1920 e Paris-1924. O único “forasteiro” a ser ouro olímpico no período foi o alemão Gotthard Handrick, em Berlim-1936.
Porém, a partir de Roma-1960, o cenário mudou, os suecos só triunfaram em 1968 (com Bjorn Ferm) com húngaros e russos dominando o cenário. A Hungria faturou quatro ouros e cinco pratas, enquanto os russos foram os campeões das últimas duas edições no masculino.
As mulheres fizeram parte do programa olímpico em Amsterdã-1928, mas só voltaram a ter uma competição em Sydney-2000. Hungria, Suécia e Grã-Bretanha têm uma medalha de ouro cada.

Regras do Pentatlo

O pentatlo moderno é composto pelas seguintes provas: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Todas as modalidades, tanto no masculino quanto no feminino, são disputadas em um dia. Os resultados das primeiras quatro provas -tiro, esgrima, natação e hipismo- são convertidos, por uma tabela de equivalência, em tempo e determinam a ordem de largada e o tempo entre os competidores para a última prova: a corrida. O líder larga primeiro. Depois o segundo, seguido pelo terceiro e assim sucessivamente. O primeiro a completar a corrida será o vencedor.
natacao pentatlon moderno A História do Pentatlo e Suas RegrasNo tiro, cada competidor tem direito a vinte disparos, um para cada alvo. A arma utilizada é uma pistola 4,5 mm de ar comprimido. Cada disparo -a dez metros de distância- tem que ser efetuado em 40 segundos. Durante a prova os atletas atiram na posição de pé com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio. O acerto no anel central rende 200 pontos. Se o atleta conseguir a pontuação mínima de 172 por alvo, terá garantido mil pontos de bônus. Para cada ponto acima, soma-se 12 aos mil. A cada ponto abaixo, são descontados 12 pontos.
A competição de esgrima é disputada com todos se enfrentando entre si. O tipo de arma usada é a espada. Se ninguém for tocado, os dois saem perdedores. Cada toque no adversário soma-se ponto e desconta-se no rival. O competidor que vencer 70% dos combates recebe 1000 pontos no pentatlo. Cada vitória a mais ou a menos corresponde a uma pontuação que depende do número de competidores.
Na natação, a prova de 200 m livre é disputada em piscina de 50 m. Para os homens, o tempo de 2min30s equivale a mil pontos. Cada segundo abaixo ou acima causa uma perda ou acréscimo de 12 pontos ao nadador. A cada 0s33, equivale à perda ou ao acréscimo de quatro pontos. Para as mulheres, o tempo de 2min40s equivale a mil pontos. A perda ou o acréscimo de pontos segue o mesmo modelo da competição masculina.
pentatlo moderno tiro A História do Pentatlo e Suas RegrasJá a competição de hipismo é composta por 12 obstáculos – de no máximo 1,20 m de altura – em um percurso de 350 a 450 m. O tempo para o trajeto é estabelecido de acordo com a distância. Os cavalos são sorteados no início da competição e os cavaleiros têm 20 minutos para conhecer o percurso e o animal. Cada conjunto inicia o percurso com 1.200 pontos. Cada falta ao longo do percurso causa desconto. Um refugo perde 60 pontos, derrubar um obstáculo equivale a 28 pontos a menos e, caso o cavaleiro caia da montaria, 40 pontos serão descontados. Os atletas também perdem ponto caso excedam o tempo permitido. A cada segundo a mais que o limite, são quatro pontos a menos.
A corrida é a competição decisiva do pentatlo. A diferença de pontos acumulados nas outras provas entre os atletas é convertida em segundos. Cada dois pontos de diferença entre os atletas equivale a meio segundo. O percurso é realizado em pista de cross-country de 3.000 m de extensão. Os homens que completarem o percurso em até 10 min e a mulher em até 11min20s ganham mil pontos de bônus.

Pentatlo no Brasil

O pentatlo moderno é disputado no Brasil desde 1922. Filiada à Confederação Brasileira de Desportos Terrestres, a modalidade teve a participação de brasileiros em cinco edições de Olimpíadas: Berlim-1936, Helsinque-1952, Melbourne-1956, Roma-1960 e Tóquio-1964. Durante muitos anos, a atividade ficou restrita ao âmbito das forças armadas.
Foi apenas em 2001 que o esporte ganhou sua própria entidade com a fundação da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). Atualmente, apenas cinco federações estão filiadas: Federação Gaúcha de Pentatlo Moderno (FGPM), Federação de Pentatlo Moderno do Estado do Rio de Janeiro (FPMERJ), Federação de Pentatlo Moderno do Distrito Federal (FPMDF), Federação Pernambucana de Pentatlo Moderno (FPEPM) e Federação Paulista de Pentatlo Moderno (FPPM).
pentatlo moderno A História do Pentatlo e Suas Regras
Em Helsinque-1952, o Brasil foi representado por Eduardo Leal de Medeiros, Aloysio Alves Borges e Eric Tinoco Marques, todos com a patente de capitão do exército. Medeiros terminou na décima posição, Borges ficou em 21º e Marques em 29º. Em Melbourne-1956, a mesma equipe ficou fora das finais da competição.
pentatlo moderno natacao A História do Pentatlo e Suas RegrasNas Olimpíadas de Roma-1960, Wenceslau Malta, que um ano antes ganhou a medalha de ouro no Pan-Americano de Chicago (Estados Unidos), ficou na 32ª colocação. O primeiro-tenente José Wilson Pereira e o segundo-tenente Justo Botelho Santiago terminaram na 50ª e 27ª colocações, respectivamente. Na competição por equipes, o Brasil terminou em 13º. Em Tóquio-1964, o único representante brasileiro, o capitão José Wilson Pereira, não se classificou para as finais da competição.
O país não levou representantes para a disputa do pentatlo nas Olimpíadas de Sydney-2000, mas o país voltou a ser representado em Atenas-2004 com Samanta Harvey, em 25º lugar, e Daniel Santos, que terminou na 29ª posição. Agora, porém, a modalidade sonha mais alto com Yane Marques, ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e única representante nacional em Pequim.

0 comentários: