HÓQUEI

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Hóquei sobre a Grama


Existem várias versões sobre a origem do hóquei sobre grama. Registros foram encontrados em construções do Egito Antigo, bem como na Grécia Antiga, na Pérsia e no Império Romano. Na Grã-Bretanha, um jogo muito semelhante, conhecido pelo nome de hurlin, também era praticado e acabou dando origem ao hóquei moderno.
A Inglaterra, aliás, tratou de lapidar a modalidade e em 1863 o esporte ganhou a cara que tem hoje, inclusive com suas regras já definidas.
O hóquei se espalhou rapidamente entre as colônias britânicas encontrando especial receptividade na Índia e no Paquistão, onde é o esporte nacional.
Estes países são as principais potências do esporte até hoje, que a partir da década de 50 ganhou grande impulso em toda a Europa, principalmente na Alemanha, Holanda, Espanha e Leste Europeu.
Nas Américas, o hóquei é popular na Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Canadá e Cuba. Também é bem aceito na Ásia (China, Indonésia, Coréia do Sul e Malásia), África (Zimbábue, África do Sul e Quênia) e Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Atualmente a FIH (Federação Internacional de Hóquei) tem 118 países filiados nos cinco continentes.
Apesar de não ser tão difundido no Brasil, o hóquei sobre a grama é o terceiro desporto com maior número de praticantes em todo o mundo. Na Holanda, por exemplo, o número de federados supera os do futebol.
O esporte é considerado altamente tático. Como é disputado com 11 jogadores de cada lado e em um campo com dimensões quase iguais aos do futebol, o hóquei inspira técnicos de clubes europeus a acompanhar suas partidas, em busca de novidades táticas.
A ponto de, na Copa do Mundo de 1998, a seleção da Holanda ter como técnico-assistente o treinador da seleção holandesa de hóquei na grama.
O grande astro da história do hóquei de grama foi um indiano com nome de inglês: Balbir Singh. Ele fez parte do grande time da Índia que conquistou as medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1948, em Londres, na Inglaterra; 1952, em Helsinki, na Finlândia, e 1956, em Melbourne, na Austrália.
A idolatria por Singh foi tão grande que outros quatro jogadores de hóquei adotaram o nome dele em outras gerações. Alguns foram batizados como Balbir Singh; outros, simplesmente mudaram de nome.
O hóquei sobre grama estreou nos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, em 1908, como esporte de exibição disputado apenas por homens.
Doze anos depois, nas Olimpíadas da Antuérpia, na Bélgica, voltou ao programa olímpico, mas ainda como exibição. Foi só em 1928, em Amsterdã, na Holanda, que a modalidade passou a constar do quadro oficial de medalhas, mas apenas no torneio masculino. As mulheres só tomaram parte em 1980, em Moscou, na antiga União Soviética.
Fonte: br.esporte

Regras do Hóquei sobre a Grama

As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos e disputadas por duas equipes de 11 jogadores. Vence o time que marcar o maior número de gols.



0 comentários: