RUGBY

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011


RUGBY




Diz a “lenda” que, em 1823, durante uma partida de futebol na cidade inglesa de nome Rugby, o estudante William Webb Ellis, irritou-se com a monotonia do jogo, agarrou a bola com as mãos e atravessou o campo em direção ao gol adversário. Seus colegas, irados, tentaram impedir seu avanço de todas as maneiras possíveis. Essa é a versão mais aceita para a origem do esporte, tanto que a Copa do Mundo de Rugby leva o nome de Webb Ellis em sua homenagem – The Webb Ellis Cup.

Há ainda outras versões sobre a origem do rugby. Alguns acreditam que o esporte surgiu a partir de jogos realizados na antiga Roma e Grécia, como o “Harpastum” e o “Episkyros”, respectivamente. 

campo
© istockphoto.com / Jan Rihak
De um jeito ou de outro, o rugby e a Inglaterra estão intimamente ligados. Em 1871 foi fundada, em Londres, a Rugby Union. Não demorou para que o esporte chegasse à Escócia e Irlanda e rapidamente se difundisse por toda a Europa.

Do continente europeu para o resto do mundo foi apenas uma questão de tempo. Em 1886 foi criada a International  Rugby Football Board (desde 1998 a entidade passou a se chamar apenas IRB – International Rugby Board).

A primeira Copa do Mundo de Rugby foi disputada apenas em 1987 e reuniu 16 seleções – a Nova Zelândia foi a grande campeã. Atualmente o torneio é disputado de quatro em quatro anos por 20 países. As seleções são divididas em quatro grupos de cinco, sendo que as duas melhores classificam-se para as quartas-de-final.
Copa do Mundo de Rugby
 AnoSede Campeão Vice 
 1987 Austrália e Nova Zelândia Nova Zelândia   França
 1991     Inglaterra Austrália  Inglaterra
 1995     África do Sul  África do Sul Nova Zelândia
 1999     País de Gales Austrália França
 2003     Austrália Inglaterra  Austrália
 2007     FrançaÁfrica do Sul  Inglaterra

Já em Jogos Olímpicos o rugby esteve presente em quatro edições. Nos Jogos de 1900 a França ficou com a medalha de ouro. Em 1908, em Londres, foi a vez da Austrália sagrar-se campeã. Já os Estados Unidos ficaram com o ouro em 1920, em Antuérpia, e em 1924, na França. Depois dessa edição o rugby foi retirado do programa olímpico. Em 2009, porém, o Comitê Olímpico Internacional, anunciou a inclusão do mesmo que fará sua reestreia, no Rio, em 2016.

No Brasil

Por aqui, assim como no futebol, o rugby foi introduzido pelo inglês Charles Miller. O primeiro clube de rugby, porém, foi fundado em 1891 – o Clube Brasileiro de Futebol Rugby.

Entre os anos de 1926 e 1940 foram realizados diversos jogos interestaduais, principalmente entre São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta época também eram comuns as partidas internacionais contra a seleção britânica.

Rugby
Associação Brasileira de Rugby
Seleção masculina do Brasil durante partida contra a Argentina

Em função da Segunda Guerra Mundial, os jogos foram interrompidos de 1941 a 1946, sendo retomados apenas em 1947.

Em 1963 foi criada a União de Rubby do Brasil cuja principal finalidade era organizar o esporte. No ano seguinte a seleção brasileira sagrou-se vice-campeã sul-americana. Em dezembro de 1972 foi fundada a Associação Brasileira de Rugby que substituiu a União de Rugby do Brasil no que diz respeito à organização do esporte.

Atualmente são vários os torneios de rugby disputados em solo nacional. Além dos tradicionais campeonatos estaduais promovidos pelas federações locais, a Associação Brasileira de Rugby organiza o Campeonato Brasileiro, cujo campeão de 2009 foi a equipe Bandeirantes Rugby Club, de São Paulo.

O Brasil ocupa hoje a 29ª colocação no ranking da IRB – International Rugby Board, o que já é considerado uma boa posição uma vez que a lista contempla 95 países. Além disso, o esporte vem se desenvolvendo rapidamente por aqui – há três anos o Brasil ocupava a 47ª colocação (fonte – IRB – Nov/09)

Infelizmente ainda não será desta  vez que o país disputará a Copa do Mundo. A seleção brasileira acabou perdendo para o Uruguai e Chile na segunda fase das eliminatórias para a Copa de 2011.

Introdução a Como funciona o rugby




Levar a bola para além da linha do gol adversário e apoiá-la contra o solo. Este é o objetivo do rugby, segundo maior esporte do mundo em número de praticantes (fica atrás apenas do futebol).  Os números do rugby realmente impressionam. A Rugby World Cup é o terceiro maior evento esportivo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol.  E, assim como no futebol, os atletas-astros do rugby recebem salários astronômicos.

No rugby todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe, porém, não é permitido passar a bola para a frente.
Rugby
Associação Brasileira de Rugby
E já que estamos falando em companheiro de equipe vale ressaltar que o rugby é conhecido mundialmente como um “esporte de cavalheiros”. Engana-se quem imagina o rugby como um esporte no qual um monte de jogadores brutamontes trombam o tempo inteiro brigando por uma bola. O companheirismo e espírito de equipe é algo primordial para o bom desenvolvimento do jogo. E não estamos falando apenas dentro da mesma equipe. Um jogo de rugby amador costuma ter o que é conhecido como “terceiro tempo” -  os jogadores de ambas as equipes se reúnem no final do jogo para uma confraternização onde comemoram e comentam os lances da partida. Normalmente o terceiro tempo é bancado pelo time anfitrião.
É claro que este é um esporte onde há contato físico. Porém, o jogador só pode ser derrubado quando estiver com a bola, ou seja, é possível saber exatamente quando você irá parar no chão! Nem todos os jogadores de rugby são altos e fortes. Cada posição requer uma habilidade específica do jogador, como força, resistência, agilidade ou velocidade.

E a melhor notícia de todos os tempos para os amantes do rugby é que o esporte foi incluído oficialmente na lista dos esportes olímpicos e fará sua estreia justamente aqui, no Brasil, nos Jogos Olímpicos de 2016.

Então, já é hora de nos familiarizarmos com ele. Neste artigo, fique por dentro da história, regras do jogo, posições dos jogadores e saiba tudo sobre o rugby no Brasil e sua trajetória até 2016.

A bola, o campo e os jogadores de rugby


bola
International Rugby Board
Bola

A bola de rugby tem um formato oval e é feita de couro ou de material sintético.  Seu comprimento varia de 28 a 30 cm e a sua circunferência total fica entre 74 e 77 cm. A bola pesa entre 410 e 460 g e sua pressão fica entre 65,71 e 68,75 kPa.

Ela é normalmente branca, mais larga e mais pesada que a bola de futebol americano (de cor geralmente laranja).

Campo

O campo de rugby tem um formato retangular com comprimento e largura máximos de 144 e 70 metros, respectivamente. Preferencialmente o campo deve ser de grama natural – não é permitido o jogo em superfície dura como asfalto ou concreto.

A linha de meio de campo separa os dois lados. Além desta existem outras quatro linhas no campo – uma de 10 e uma de 22 metros em cada lado. Os postes ficam na in-goal area e têm o formato da letra H, com travessão de 3 metros de altura em relação ao sol e traves verticais distantes entre si 5,6 metros.

Confira abaixo todas as medidas de um campo oficial de rugby.

campo
© 2009 ComoTudoFunciona

goal
© 2009 ComoTudoFunciona

Jogadores

Engana-se quem pensa que para ser um bom jogador de rugby é preciso ter mais de dois metros de altura e pesar acima de 100 kg. Apesar de este ser um esporte de muito contato, há espaço para todos os tipos físicos, que são aproveitados em campo buscando sempre o melhor desempenho individual.

Desta maneira sabemos que os forwards, responsáveis pela recuperação da posse de bola, são tradicionalmente maiores e mais fortes. Por outro lado eles são menos rápidos.  Já os backs precisam correr por todo o campo e por isso são menores e mais ágeis.


Equipamentos dos jogadores
O principal equipamento é um bom par de chuteiras com cravos. Elas são necessárias para a tração que o jogador necessitará em situação de contato. É recomendável também o uso de protetor bucal. Já a utilização de equipamentos acolchoados como ombreiras, protetores de tórax e capacetes devem seguir as normas da IRB – International Rugby Board.

Ao contrário do futebol, no rugby as posições são definidas pelos números nas camisetas.  Os jogadores dividem-se então em duas funções principais: no time, ou você é um forward ou um back.  As posições que apresentamos abaixo são as aplicadas na modalidade Seven que é a modalidade que estará valendo nos Jogos Olímpicos de 2016.

Seven
© 2009 ComoTudoFunciona
Posições dos jogadores no Rugby Seven


 - Pilares (1 e 2)
São normalmente os jogadores mais fortes e resistentes uma vez que, junto com o Hooker (4) formam a linha de frente do scrum (leia mais sobre asregras na próxima página). Geralmente os pilares (pilar esquerdo – loosehead prop, e o pilar direito – tighhead prop) têm altura parecida.

Hooker (4)
Também conhecido por “talonador” o hooker possui características físicas semelhante às dos pilares, já que também compõe a linha de frente. O hooker, porém, tem duas grandes funções: é ele que obtém a posse de bola no scrum, além de ser o responsável por lançar a bola para o line-out lateral.

Scrum-half (meio-scrum) (3)
É o jogador mais importante para o desenvolvimento do jogo uma vez que faz a ligação entre a linha e os forward. Sua principal tarefa é obter a bola de seus forwards e enviá-la aos backs. Para ser um bom scrum-half é preciso dominar muito bem todos os tipos de passes.

- Abertura (5)
Ele é o cérebro da equipe uma vez que toma as decisões de linha. Todas as bolas da linha passam por ele. É preciso ter muita visão de jogo já que o jogador que está nesta posição é quem decide se o time vai defender ou atacar, chutar ou passar a bola, etc. É o jogador mais marcado pelo time adversário.

Centro (6)
Este jogador está sempre sob pressão, seja no ataque ou na defesa. Deve ser muito bom passador, já que a bola passa pelo jogador central para chegar ao ponta.

- Ponta (7)
O ponta é normalmente quem marca o try. Este jogador é ágil e muito veloz e por isso é menor fisicamente que os outros jogadores do time.

Os jogadores substitutos
Na modalidade Seven há sempre três jogadores substitutos. As substituições são, normalmente, permanentes, isto é, uma vez substituído o jogador não volta ao campo. A única exceção é a chamada “blood substitution”. Neste caso o jogador pode voltar ao campo para substituir outro que está sangrando.

0 comentários: