GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011


GINÁSTICA  DE TRAMPOLIM




Ginástica de Trampolim é uma disciplina da Ginástica Artística onde o atleta executa saltos acrobáticos no Trampolim, Duplo Mini Trampolim e/ou Tumbling.
O esporte foi criado nos Estados Unidos em 1936, inspirado na cama elástica circense.
A execução nos aparelhos deve ser arrojada e harmoniosa. Nos saltos os atletas atingem a marca de até 8 metros de altura, executando saltos mortais, duplos até quádruplos mortais e piruetas das mais variadas. Uma banca de juizes avalia os competidores onde o que mais se conta é a postura e a dificuldade.
Até o ano de 1998, o esporte tinha como entidade a FIT - Federação Internacional de Trampolim, órgão responsável por promover eventos da modalidade no mundo todo.
No Brasil, o esporte estava filiado a CBTEA - Confederação Brasileira de Trampolim e Esportes Acrobáticos, sendo sua sede localizada no Rio de Janeiro e diversas Federações filiadas nos Estados Brasileiros.
A partir de 1999, a Ginástica de Trampolim foi anexada à Ginástica Artística, subordinado a FIG - Federação Internacional de Ginástica.
A Ginástica de Trampolim passou a ser um esporte olímpico recentemente. Sua aparição ocorreu nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.
Esporte, que combina harmonia, destreza, equilíbrio e muita coordenação, reúne atletas de diversas idades, mas exige dedicação e muito treinamento.
O Brasil, embora sem apoio governamental, já possui a oitava posição no ranking mundial.
Até meados 2003, a Ginástica de Trampolim era chamada de Trampolim Acrobático. Esta denominação gerava muita confusão com as disciplinas de Saltos Ornamentais (modalidade aquática). Daí a inclusão do nome 'Ginástica', antes do 'Trampolim'. Acredita-se que com esta nova denominação as pessoas reconheçam mais facilmente sobre que esporte estamos nos referindo

REGRAS

Trampolim

Trampolim
Muito antes do trampolim atual, já existam ginastas notáveis de todo mundo que executavam muitas das difíceis habilidades e combinações de movimentos que são vistas hoje; as competições de trampolim modernas são bastante diferentes das de antigamente -- devido em parte pelos avanços no que diz respeito aos equipamentos, mudanças nas regras, e treinamento mais sistemático dos atletas.
Os trampolins de competição internacionais de hoje são maiores e mais poderosos que os utilizados antigamente e estão muito distantes dos "modelos fundo de quintal" que são achados ainda hoje na maioria bairros suburbanos americanos (vide EUA). Estes trampolins modernos podem propulsar tão alto os atletas treinados, que estes podem chegar a até 8 metros de altura durante as performances!
Durante duas séries competitivas de 10 habilidades cada, os atletas de nível superior podem facilmente demonstrar uma bela ordem de saltos duplos, triplos quádruplos e piruetas.

Trampolim Sincronizado

O Trampolim Sincronizado exige a mesma habilidade técnica que o trampolim individual, porém soma-se a isso uma maior precisão de tempo na execução dos exercícios.
São usados dois trampolins para dois atletas de performances parecidas que devem executar uma série de 10 elementos ao mesmo tempo.
Assim, artisticamente, cada um executa como se fosse uma imagem de espelho do outro, dobrando a beleza visual da competição de Trampolim.

Tumbling

O Tumbling é executado em uma pista elevada que impulsiona os acrobatas, proporcionando uma propulsão que pode elevá-los mais alto que uma tabela de basquetebol; sempre demonstrando velocidade, força e habilidade enquanto executam uma série de manobras acrobáticas.
Saltos mortais explosivos com múltiplos saltos e piruetas são executados sempre em busca da mais alta performance.

Duplo-Mini Trampolim

O Duplo-Mini Trampolim é um esporte relativamente novo que combina a corrida horizontal do Tumbling com os saltos verticais do Trampolim.
Depois de uma pequena corrida, o atleta salta sobre um trampolim pequeno duplamente nivelado para executar um movimento (salto) em um dos níveis, ressaltando no segundo nível, seguido imediatamente por um elemento que irá finalizar sobre o colchão de aterrissagem.
O Duplo-Mini Trampolim é semelhante em conceito a um trampolim de mergulho, porém usando um colchão em vez de água.
O Tumbling é executado em uma pista elevada que impulsiona os acrobatas, proporcionando uma propulsão que pode elevá-los mais alto que uma tabela de basquetebol; sempre demonstrando velocidade, força e habilidade enquanto executam uma série de manobras acrobáticas.
Saltos mortais explosivos com múltiplos saltos e piruetas são executados sempre em busca da mais alta performance.

0 comentários: