LEVANTAMENTO DE PESO

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011



Levantamento de Peso




Há distintas versões dos primeiros indícios dessa prática. Historiadores relatam que o halterofilismo, ou levantamento de peso, teria se originado na China há uns 5 mil anos como prática incentivada pelos imperadores, que tinham o hábito de levantar pesadas pedras como uma maneira de exercitar-se. Os antigos gregos também são apontados como os precursores ao carregar grandes quantidades de pedras. Foi uma das modalidades disputadas na primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, e na época contava com provas de levantamento com um braço e com dois braços.
Na cidade do Cairo, capital do Egito, há gravuras de quatro mil anos perto de tumbas de faraós, que se utilizavam de sacos de areia e pedras para ganhar músculos. Com o tempo, os exércitos também começaram a praticar o levantamento de peso, para que seus soldados ganhassem massa muscular e mais resistências para os combates.
Mais tarde, o costume se sofisticou com a incorporação de vasilhas chamadas dings, que interligadas com varas de bambu se assemelhavam aos atuais halteres.
Outra antiga civilização, a egípcia, levantava sacos cheios de areia como método para aumentar a potência física e tônus muscular.
Na Grécia, o hábito foi transformado em esporte, sendo também utilizado para aumentar a força dos soldados. No século XIX, o levantamento de peso começou a ser popular na Europa (principalmente na Alemanha, Inglaterra e Áustria) e nos Estados Unidos, primeiro como número circense e depois com torneios organizados. O primeiro destes concursos que se tem noticia foi disputado na cidade de Viena, em 1887. Após ser retirado do programa olímpico em Paris 1900, o esporte foi novamente disputado nos Jogos de Saint Louis 1904. Os atletas foram divididos em categorias por peso e tinham que somar suas performances em três modalidades: o arranco, o arremesso e o desenvolvimento.
Fonte: www.terra.com.br

Regras do Levantamento de Peso

REGRA 1

CARACTERÍSTICA BÁSICA

Quem levanta mais peso, vence e quem deixa a barra cair, está desclassificado. As competições acontecem sobre um tablado de 4 por 4 metros, onde ocorrem dois tipos de levantamento: o arranque e o arremesso. No arranque, o competidor deve levantar o peso de uma só vez sobre sua cabeça por cerca de dois segundos.
Cada levantador tem direito a realizar três tentativas no arranque e no arremesso, tomando-se como oficial o maior peso que se realize em cada modalidade. O primeiro exercício da competição é o arranque e consiste em levantar a barra em um só movimento desde a plataforma até a completa extensão dos braços acima da cabeça. Já no arremesso, o atleta levanta a barra em dois tempos, com uma parada obrigatória na altura do peito. Os resultados são somados e aquele que conquistar maior pontuação será o vencedor da divisão ou da categoria.
Na prova há três árbitros encarregados de determinar se os levantamentos realizados foram validos ou não. Para que esteja dentro das regras o levantamento deve ser feito com os pés alinhados e o peso estabilizado.

REGRA 2

Levantamento de Peso

REGRA 3

Levantamento de Peso

REGRA 4

Levantamento de Peso

REGRA 5

Levantamento de Peso

REGRA 6

Levantamento de Peso
Fonte: www.terra.com.br

0 comentários: