TRIATHLON

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Triathlon


O Triathlon surgiu em San Diego no ano de 1974 num clube de atletismo que, ao dar férias para seus atletas, passava uma planilha de treinamentos que constava principalmente de exercícios de natação e ciclismo para que os atletas descansassem um pouco dos treinos e competições de atletismo. Ao voltarem das férias, os treinadores faziam um teste com seus atletas, para saberem se eles tinham cumprido a planilha de treinamento. Estes atletas teriam que nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 km em um condomínio fechado existente ao lado do clube e finalmente corriam 5 km na pista de atletismo. Os atletas gostaram tanto da brincadeira que pediram para os treinadores repetirem a dose nas férias seguintes, porém, convidando os salvas vidas de San Diego para um tira teima (desafio).
A brincadeira contou com 55 participantes e os atletas levaram nítida vantagem. Para as férias seguintes, 1976, os salva vidas propuseram algumas modificações: natação no mar e com aproximadamente 700 metros, ciclismo na avenida da praia e arredores com 15 km de distância e uma corrida de cross country de 4.5 km. Nesta brincadeira participaram 95 pessoas. Estas pessoas gostaram tanto da disputa que no mesmo ano repetiram por mais 03 (três) vezes a brincadeira. Assim surgiu o Triathlon que passou por várias modificações até a forma olímpica atual, idealizada em 1982 visando ser esporte de demonstração nas Olimpíadas de Los Angeles (84) mas, por motivos políticos teve que aguardar mais 16 longos anos para fazer sua estréia olímpica.
Erradamente contam que o Triathlon surgiu no Hawai. Na realidade, no Hawai foi dado início ao Iron Man, uma das provas mais extenuantes do planeta que tem as distâncias de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. O Iron Man, que sem dúvidas é uma referência para o Triathlon, começou depois de um desafio em meio a uma discussão casual, junto a uma mesa de bar, em um clube de Waikiki, em outubro de 1977. A dúvida era em definir qual a prova mais extenuante e quais os atletas mais bem preparados. Seriam os nadadores da travessia de Kailua totalizando 3,8 Km? Seriam os ciclistas que percorriam 180 Km da volta ciclística de Oahu? Ou os corredores que faziam os 42.195 metros da Maratona Olímpica do Hawai? No auge da discussão, um ex-oficial da Marinha Americana chamado John Collins sugeriu uma prova onde se reunia, consecutivamente e sem intervalos, as três modalidades e quem as concluíssem em menor tempo seria realmente um super atleta, um “IRON MAN”.
Depois de algum tempo de treinamento, no mês de fevereiro de 1978 foi realizado o 1º Iron Man do Hawai, com participação de 15 atletas, vencido por um motorista de táxi chamado John Haley. Anualmente, no mês de outubro, mais de 3.000 atletas procuram superar este desafio no Hawai.

NO BRASIL

A primeira prova de Triathlon veio a ocorrer em 1983 no Rio de Janeiro. Desde então este esporte muito tem evoluído. Sprint Triathlon são realizados em todas as partes do país. As distâncias olímpicas com 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida é realizada pela Confederação Brasileira de Triathlon com participação de 400 a 600 atletas por etapa. Atualmente temos 17 Federações filiadas que estão localizadas nas seguintes cidades: João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Palmas (TO), Belém (PA) Manaus (AM), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Estão em processo de fundação as Federações dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe. Dentre as Federações filiadas, a Federação Paulista é a que tem o maior número de atletas filiados. Há vários anos Brasília vem revelando excelentes atletas para o Brasil, inclusive seus atletas já conquistaram vários títulos nacionais e internacionais. As Federações dos Estados do Espírito Santo, Paraná e Ceará são os que mais investem em categorias de base, atletas entre 13 a 19 anos de idade.

A ITU

International Triathlon Union, entidade máxima que administra o Triathlon a nível mundial foi fundada em março do ano de 1989 na cidade de Avignon - França. Hoje o Triathlon é praticado por mais de 1 milhão de pessoas. A base do Triathlon são os milhares de atletas amadores que praticam este esporte no intuito de manterem a forma ou até mesmo como lazer. Devido à grande procura do Triathlon por jovens atletas dos 8 aos 80 anos, foram desenvolvidos mecanismos para regulamentarem todos os procedimentos inerentes à modalidade, de tal modo que seja disponibilizada a igualdade entre os atletas. Para que isto aconteça foram criados os Manuais de Árbitros, Regras e Operações.

NAS OLIMPÍADAS

O ano de 2000 foi muito importante para o nosso esporte. O Triathlon fez sua estréia no XXVII Jogos Olímpicos, Sydney – Austrália. Para que este sonho fosse concretizado, a ITU teve que fazer algumas mudanças nas Regras de Competição. A que mais marcou nesta mudança de regras, sem dúvidas, foi à liberação do vácuo no ciclismo. Isto se deu por um simples motivo: como os árbitros iriam desclassificar um atleta olímpico por estar pegando vácuo do seu oponente? Vejam o que dizia a regra: no caso da proibição do vácuo, os atletas terão que manter uma distância de 7 metros frontal e 3 metros lateral em relação ao outro competidor.
Um atleta poderá entrar na zona de vácuo de outro competidor, mas deve ser visto progredindo através daquela zona. O máximo de 15 segundos será permitido para ultrapassar através da zona de vácuo de outro atleta. O não cumprimento desta norma, acarretará em penalização com o Stop and Go ou desclassificação. Sendo assim, a ITU liberou a utilização do vácuo. Outras regras foram criadas para limitar o clip de guidom, tipo de material utilizado na confecção do capacete, etc. O Triathlon fez a abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney e com isto fomos o alvo das atenções, pois estavam sendo disputadas as primeiras medalhas da última olimpíada do século. O Triathlon foi visto através da televisão por mais de 3.500.000.000 de telespectadores, sem contar as quase 300.000 pessoas que acompanharam a disputa pelas ruas de Sydney.
Fonte: oradical.uol.com.br

Equipamentos do Triathlon

O principal equipamento do triatlon é o próprio corpo humano. Por ser um esporte que exige muito dos atletas, um excelente preparo físico é essencial.
Para a prova de bike, um bom equipamento é fundamental e pode fazer a diferença.
As bicicletas utilizadas são as mesmas para as corridas ciclísticas e são feitas com o objetivo de adquirira maior velocidade possível. Já para a corrida, a única exigência é um tênis confortável e próprio para a prática.

Onde praticar o Triathlon

O esporte pode, literalmente, ser praticado em qualquer local, desde que você conheça bem por onde anda. Evite treinar em locais que possua um grande movimento de veículos, pois além de atrapalhar a sua performance, um motorista desatento pode causar grandes problemas.
Não vá para locais que você não conheça. Pois fica fácil se perder em um lugar desconhecido. Antes de nadar em mar aberto veja as condições, pois quando está muito agitado acaba se tornando perigoso.

Quem pode praticar o Triathlon

Quem quer começar a praticar o triatlon tem que ter um bom preparo físico, já que a exigência é muito grande. Então antes de se arriscar no três esportes, você terá que ter uma noção de cada um, individualmente. Comece praticando um, depois o outro e assim por diante.
Exames médicos devem ser realizados periodicamente, mesmo que você esteja se sentindo bem. Essa medida evitará qualquer problema futuro.
A alimentação também deve ser balanceada, pois a partir de agora o seu corpo é o seu motor. Não adianta abastecer o motor com uma gasolina ruim que ele não funciona.

Dicas e curiosidades sobre o Triathlon

Por exigir muito preparo físico, o triatlon não é para qualquer um. Então antes de se arriscar pratique uma modalidade qualquer, de preferência alguma que englobe o esporte.
O triatlon surgiu da idéia de dois amigos americanos que não queriam ficar sem fazer nada. Na primeira prova que realizaram, nem mesmo o idealizador conseguiu completá-la, tal o nível de dificuldade.
O Iron Man, que é realizado todos os anos no Havaí, é a prova mais famosa do esporte e ainda guarda as mesmas distâncias de quando foi criada, ou seja, 3800 metros de natação, 180 Km de pedaladas e 42 Km de corrida.

Como são as competições de Triathlon

O triatlon é dividido em várias categorias e estilos de competição. A primeira e mais famosa prova é o Iron Man, que tem 3800 metros de natação, 180 Km de pedaladas e 42 Km de corrida.
Como a dificuldade de completar essa prova é muito grande, foram surgindo alternativas, como o Short Triatlon, com 750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida.
O padrão das competições mundiais determinou que as distâncias seriam as seguintes: 1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida em asfalto. A prova que foi realizada na Olimpíada de Sydnei foi uma das mais emocionantes e disputadas.
Fonte: www2.uol.com.br

0 comentários: