LUTAS OLIMPÍCA

Publicado  quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Lutas Olímpicas



Praticada desde o início da humanidade, a Luta é o mais natural e primitivo meio de ataque e defesa.
Sua finalidade inicial era submeter, humilhar e até mesmo eliminar o adversário.Ao lado da corrida, a luta é provavelmente, o esporte de competição mais antigo do mundo.
Adotada na preparação física para provas mais importantes, a luta logo se transformou em esporte, posteriormente surgindo a Luta Combate, que incluía muitas vezes a morte de um dos contendores.
Com o tempo adquiriu a condição de espetáculos em alguns países, como o Japão, chegou a ser um rito . É importante ressaltar que até hoje é uma das formas mais utilizadas no desenvolvimento físico da juventude.
História de Lutas Olímpicas
Não é possível determinar em exatidão as datas e as origens da luta, mas em civilizações antigas temos evidências que já era praticada de 15 a 20 mil anos atrás como nas gravuras e desenhos em cavernas da França, que mostram lutadores em posições comuns as usadas nos combates atuais.
Os sumérios deixaram provas semelhantes em pedras que datam de aproximadamente 5 mil anos.
A mitologia conta que foi Gilgamesh, o protetor da Suméria Antiga, quem lutou contra um búfalo para salvar a cidade de Uruk.
Usou também sua força para vencer oponentes, os quais, derrotados, tornando-se seus amigos e auxiliares.
História de Lutas Olímpicas
Outras evidências arqueológicas demonstram que na China, Japão, Babilônia e Grécia a Luta é praticada há milhares de anos .
No Egito , hieróglifos exibindo cenas de combates datam de 2250 a .C..
Só o túmulo de Vizier Ptahhotes apresenta seis diferentes tipos de Luta .
No templo e túmulo de Beni Hasan , próximo ao rio Nilo , encontram-se gravuras com mais de 200 lutadores , muitos deles em posições ou aplicando golpes usados até hoje , o que revela a relação entre a Luta antiga e a moderna .
Todos os deuses gregos eram lutadores.
O poeta Píndaro descreve Zeus e Kronos lutando pela posse do Universo e conta que a primeira Olimpíada , em 776 a . C. , foi realizada para comemorar a vitória do primeiro .
A Luta tornou-se um dos esportes favoritos dos gregos , como relata Homero na llíada , ao descrever o combate entre Ulisses por ocasião das cerimônias fúnebres Patroclo.
Foi Teseu , o legendário herói ateniense , e matador do Minotauro , quem recebeu o crédito , segundo a tradição grega , de grande organizador das regras da Luta .

LUTA OLÍMPICA

Com exceção do atletismo, o wrestling é o esporte mais antigo, de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva. Foi introduzido nas antigas Olimpíadas em 708 AC.
Pouco depois da data histórica do início dos Jogos Olímpicos, em 776 AC. O wrestling antecede, historicamente, os Jogos Olímpicos desta época.
Existem desenhos de lutadores nas cavernas de Sumero-Akkadian, datados de 3.000 DC. No Egito, também existem estes tipos de desenhos, de 2.400 DC.
Existem centenas de estilos diferentes de wrestling, ao redor do mundo.
E muitas civilizações que possuem tribos indígenas, ainda seguem estes estilos. Entre estes estilos, alguns exemplos existentes, são o Glíma wrestling, praticado na Islândia, o Schwingen wrestling na Suíça e o Huka-Huka no Brasil.
Mesmo assim, internacionalmente, apenas 4 são os principais estilos competitivos para o wrestling amador: Greco-Romano, Estilo-Livre, Judô wrestling e Sambo wrestling. Este estilo de judô, não está no programa dos Jogos Olímpicos.
O Sambo, não está nas olimpíadas, é uma combinação do estilo-livre com o judô e é muito popular nas repúblicas da União Soviética. O Estilo-Livre é similar ao Folkstyle Wrestling, que é praticado nos Estados Unidos (EUA). As pegadas não têm muitos limites, com tanto que não sejam perigosas, e podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo. No Greco-Romano, as pegadas estão limitadas somente acima da linha da cintura.

HISTÓRIA OLÍMPICA

O Wrestling estava no programa da primeira edição da Olimpíada da Era Moderna, em 1896, e apenas em 1900, foi à única edição em que o esporte não constou no programa. Ambos os estilos, Estilo-Livre e Greco-Romano, são disputados em olimpíadas desde 1920.
Antes disso, exceto em 1908, apenas um dos estilos era usado nos Jogos, o Greco-Romano. Hoje em dia os países que antes era a Rússia, são os países dominantes no wrestling mundial, especialmente no estilo Greco-Romano. Mas os Estados Unidos estão perto, em termos técnicos, no Estilo-Livre.
Outros países que produzem grandes campeões são: Irã, Turquia e Mongólia, e nesses países o wrestling é esporte nacional. Nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, o programa do wrestling sofreu algumas alterações. Desde 1972, havia 10 categorias de peso para cada estilo, mas durante os Jogos de 2000 somente 8 categorias em cada estilo foram consideradas. Os limites de peso foram sutilmente alterados, e a categoria mais leve, conhecida como “peso mosca”, foi eliminada.
Na preparação dos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896, os organizadores consideraram o wrestling uma modalidade historicamente tão significante, que ela se tornou o foco dessa edição. Foram relembradas algumas situações da edição de 708 AC, com lutadores usando óleo pelo corpo e lutando em areia.
O estilo Greco-Romano foi considerado a reencarnação do antigo wrestling Grego e Romano. Oito anos mais tarde, foi incluído um segundo estilo com menos peso histórico e beleza, mas de grande popularidade. Conhecido por todos como "catch as catch can", o wrestling Estilo-Livre tornou-se a matéria-prima do século 19 em eventos e festivais na Inglaterra e Estados Unidos.
Uma forma de entretenimento. Da mesma maneira que o Greco-Romano, o Estilo-Livre transformou-se em um ícone dentro dos Jogos.
Nas competições de Greco, dominadas pela Rússia, os lutadores só podem utilizar seus braços e tronco para atacar. Já no Estilo-Livre, que nos Jogos de 1996 os medalhistas representaram 17 países diferentes, os lutadores podem usar suas pernas e atacar o oponente abaixo da linha de cintura.

No Brasil

O Brasil hoje conta com atletas reconhecidos mundialmente, nos jogos pan americanos e até em mundiais já estamos conseguido algumas medalhas, graças ao esforço da CBLA e das Federações que com o pouco apoio conseguem manter centros de treinamentos e cursos periódicos.
Fonte: www.floaerj.com.br

O Brasil não tem tradição em um dos mais antigos esportes

A luta livre tem sua origem na Grécia Antiga. Assim como o pancrácio, a luta livre também era um esporte importante nos festivais gregos. Era parte do Pentatlo na Grécia Antiga, um campeonato atlético que também incluía corrida, saltos, lança e lançamento de discos. Os gregos reconheciam a luta livre como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental. Este apreço pela modalidade fez com que passasse a ser um esporte oficial nos Jogos Oímpicos a partir de 704 b.C. As competições de luta livre são até mencionadas na literatura grega, incluindo a Odisséia de Omero, que data de 800 a. C.

A moderna luta greco-romana foi desenvolvida na França no início do século 19, e era parte do treinamento dos soldados de Napoleão. Em sua versão moderna, a luta livre é mais um esporte que uma arte marcial. Não se deve confundi-la com a luta livre, pois a luta grego-romana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.

luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos modernos desde 1896, mas a luta livre e a greco-romana têm entrado em declínio nos últimos anos. Muitas escolas e faculdades retiraram o esporte do currículo, e a técnica corre o risco de ser eliminada dos Jogos Olímpicos devido à modificações em sua estrutura.

Movimentos da luta greco-romana

luta greco-romana tem um estilo e uma técnica únicas, quando comparada a outras formas de luta.
Uma característica da luta greco-romana são seus golpes espetaculares. A luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário – assim como os golpes com os punhos, ou a luta para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa.
Como o estilo proíbe ataques abaixo da cintura os competidores são encorajados a ataques de projecção do adversário ao chão,desde que os competidores não podem usar as pernas para prevenirem serem atirados.
Luta Greco-Romana
Luta Greco-Romana
Um dos lugares onde a luta grego-romana era mas assistida e praticada na Grécia Antiga

0 comentários: